• Início
  • A Avantgarde
  • Categorias
    • Cases
    • Inovação
    • Notícias
    • Tecnologia
    • Tendência
  • Contato

© 2025 Avantgarde
Todos os direitos reservados.

3 coisas que você precisa saber sobre o SXSW

Cases, Inovação, Notícias, Tecnologia, Tendência abr 05, 2019

Você já conhece o SXSW?

O South by SouthWest ou SXSW é um festival que acontece todos os anos durante a primavera em Austin, no Texas, desde 1987. O festival é dividido em 3 grandes pilares: Música, Cinema e Tecnologia.

Durante o Interactive (festival de tecnologia) são discutidos temas sobre inovação, tecnologia, design e comunidade de startups, além de tendências de comportamento humano e de consumo para os próximos anos.

Em relação aos formatos do festival, o conteúdo é resumidamente dividido em três principais: Apresentações e Workshops, Feira de Expositores e Ativações e Lounges de marcas.

A Avantgarde São Paulo enviou o diretor de criação, Bruno Maduro, a vice-presidente Elaine Rufato e Gabriel Teixeira, que é responsável pelo desenvolvimento de produtos e mídias digitais na agência, para absorver o que está acontecendo de mais atual no mundo.

Bom, agora vamos direto ao ponto, preparamos um breve resumo com os 5 maiores aprendizados durante o SXSW 2019.

Era da I.A.

Desde a revolução industrial vivemos muitos momentos de transformação no mundo e o avanço da internet potencializou a velocidade como essas mudanças acontecem.

Agora, a Inteligência Artificial irá nortear os próximos anos da tecnologia como uma tecnologia obrigatória em todos os segmentos, aliás, “Artificial Intelligence” foi o termo que mais ouvimos durante a nossa estadia no Texas.

A I.A. será utilizada para a automação de processos, curadoria de conteúdo personalizada, soluções de atendimento, melhoria na mobilidade de centros urbanos e até mesmo identificação de emoções e sentimentos, através de machine learning.

Bruno Maduro e o robô Cloi, um dos destaques da LG.

Data First

Os dados hoje são considerados um dos principais ativos de uma companhia e isso será cada vez mais real. Já existem empresas como a nextgen, por exemplo, que estão colhendo o DNA das pessoas que tenham interesse em ter uma melhor qualidade de vida, através de insights personalizados para o seu organismo.

A coleta de dados é muito importante não apenas para a metrificação e mensuração de resultados, mais do que isso, eles são capazes de guiar decisões estratégicas e garantir que as soluções desenvolvidas para um determinado grupo de pessoas de fato atendam as suas necessidades.

A Avantgarde é uma das agências pioneiras na coleta e utilização de dados no mercado de Live Experiences e entendemos que um planejamento de ação sempre precisa estar alinhado com as melhores práticas de data science, para garantir resultados de verdade.

Em 2020, na cidade de Tóquio, será inaugurado um restaurante que imprime sushi em uma impressora 3D, com os valores nutricionais personalizados para o organismo de cada cliente.

VR levado a sério

A Realidade Virtual já está em pauta há bastante tempo no nosso mercado, mas só agora essa tecnologia ganhou força e popularidade. Os conteúdos já vão muito além de simples jogos, atraindo até mesmo o investimento de gigantes do mercado cinematográfico.

No SXSW participamos de uma exposição apenas de conteúdos em Realidade Virtual que esgotou completamente os horários de exibições em poucas horas.

Os conteúdos desenvolvidos receberam apoio dos mais diversos segmentos do entretenimento. Empresas de áudio, games, animação e cinema são alguns dos exemplos que estavam financiando esses estudos e garantindo experiências realmente imersivas, onde em poucos segundos os usuários esqueciam da existência de uma separação entre o mundo real e virtual.

A Realidade Virtual está realmente evoluindo e irá, em breve, se tornar uma fonte de entretenimento e conteúdo muito importante. | Photo by Eddie Kopp on Unsplash
Gabriel Teixeira

Gabriel Teixeira é um jovem de apenas 24 anos apaixonado por tecnologia e inovação que hoje, está a frente do desenvolvimento e gestão de produtos e mídias digitais no time da Avantgarde São Paulo.

Compartilhar
Facebook Twitter Linkedin Google+
Próximos

Deixe um Comentário